Marketing multinível (MMN), também conhecido como venda direta ou marketing de rede , é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores. Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou maioritariamente, do recrutamento de novos vendedores.Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, senão é pirâmide.
De acordo com Will Marks,“O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_multin%C3%ADvel
O QUE É O MARKETING MULTINÍVEL
A força do mercado de vendas diretas é formada por empreendedores independentes que atuam como revendedores de produtos e serviços de qualidade em contato direto com os consumidores.
Nesta modalidade de vendas, há dois principais modelos de lucros para os revendedores.
[divider height=’30’]
Marketing mononível: o revendedor compra o produto e o revende com uma margem de lucro média de 30%.
Marketing multinível (MMN): Também conhecido como marketing de rede. Trata-se de modelo de negócio legal em que o empreendedor obtém lucro tanto com a revenda de produtos e serviços como também com a formação de sua própria equipe de vendas, indicando outras pessoas para a sua rede. Nesse caso, seu faturamento será proporcional à receita gerada pelas vendas dos revendedores do seu time. Este modelo aumenta a capilaridade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas e tem papel importante no fomento de novos empreendedores.
MARKETING MULTINÍVEL X ESQUEMA DE PIRÂMIDE
Diferentemente do marketing multinível, em que o lucro principal é obtido com a venda de produtos e serviços, o esquema de pirâmide é ilegal e está baseado principalmente no recrutamento de outros integrantes, com a falsa promessa de dinheiro rápido e fácil. Na maioria das vezes, os participantes, inclusive, são estimulados a pagarem uma taxa somente por ingressarem na rede, sem que o valor seja revertido em mercadorias ou materiais.
No esquema piramidal, os produtos e serviços não têm valor comercial e, muitas vezes, nem existem. Normalmente, os participantes são remunerados somente pela indicação de outros indivíduos ao esquema, sem precisar vender nada. Quem realmente lucra neste sistema fraudulento, porém, são apenas as primeiras pessoas que entraram.
[divider height=’20’]
MARKETING MULTINÍVEL
• Vende produtos e serviços
• Ganho proporcional ao esforço
• Continuidade (e hereditariedade)
• Gera e recolhe impostos
• Tem garantia de devolução ou de desistência do negócio
• Forte investimento em treinamento
• São associadas à ABEVD e à WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations) e cumprem o Código de Ética
• Presente em mais de 100 países
[divider height=’20’]
PIRÂMIDE
• Não vende nada ou mascara a inexistência de produtos ou serviços cobrando por eles valores muito acima daqueles praticados no mercado
• O primeiro a entrar é o que mais ganha
• Não há continuidade
• Nem sempre há pagamento de impostos e emissão de notas fiscais
• Nem sempre há garantia de devolução ou possibilidade de desistir do negócio
• Foco no desconhecido e apenas no enriquecimento rápido e fácil (não há treinamento)
• Esquema ilegal que não cumpre o Código de Ética de associações do setor
• Podem ser enquadrados em crimes de estelionato, crime contra a economia popular, evasão de divisas entre outros
Para orientar pessoas interessadas em empreender com a venda direta e consumidores a identificarem se a empresa pratica marketing multinível ou esquema piramidal, o Ministério da Justiça lançou uma cartilha detalhada sobre as diferenças entre o modelo idôneo e fraudulento.